Crescimento do uso do drywall no brasil

with Nenhum Comentário

Consumo de drywall cresceu 10% no primeiro semestre

O consumo de chapas de gesso para drywall continuou em elevação durante os primeiros seis meses de 2012, com expansão de 10% sobre o mesmo período de 2011. Foram consumidos em todo o País nesses seis meses 19,6 milhões de metros quadrados de chapas contra 17,8 milhões de metros quadrados no mesmo período do ano passado. Esses dados foram divulgados pela Associação Brasileira do Drywall, entidade que reúne os fabricantes de todos os componentes para esse sistema.

Em um ano caracterizado pela retração em vários setores, esse crescimento, embora inferior ao dos dois anos anteriores, é considerado um fato positivo pelo presidente da entidade, Günter Leitner: “Essa expansão demonstra que, mesmo em um ano com pouco brilho, a construção civil brasileira continua se modernizando, por meio da incorporação de novas tecnologias, as quais têm contribuído para manter em nível elevado a qualidade e a produtividade das obras”. E acrescenta: “O sistema drywall oferece vantagens importantes que vêm sendo comprovadas no dia a dia pelos principais players da construção brasileira. Os benefícios incluem flexibilidade de projeto, rapidez e limpeza na execução, precisão dimensional, qualidade de acabamento e desempenho acústico superior. E é importante relembrar, ainda, que todos os componentes do sistema são recicláveis, contribuindo para a sustentabilidade da construção”.

Qualidade certificada
Outro ponto destacado pelo presidente da Associação foi o relativo à qualidade dos componentes do sistema: “Nos últimos anos, os construtores brasileiros passaram a contar com uma segurança adicional para aplicar o sistema em suas obras, que é o PSQ Drywall, ou Programa Setorial da Qualidade do Drywall, por meio do qual todos os componentes do sistema são submetidos a ensaios periódicos para avaliar sua conformidade às normas técnicas brasileiras”. E concluiu explicando que, por isso, a entidade recomenda a construtores, projetistas, profissionais de montagem, revendedores e até ao consumidor final que só especifiquem ou utilizem componentes que tiverem sua qualidade certificada pelo PSQ Drywall. Para verificar se uma empresa está ou não conforme, basta consultar o site da Associação ou o site do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Hábitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades.

Mercado em números
Foram registrados aumentos de consumo em todas as regiões brasileiras. A maior elevação, de 16,6%, foi observada na região Centro-Oeste. Em seguida, ficaram as regiões Sudeste, com 9,03% (sendo que, nessa região, o estado de São Paulo teve o maior aumento, de 15,9%); Sul, com 7,8%, e Nordeste, com 7,5%.